sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretaria de agricultura de Mauriti faz um balanço do inicio da gestão

A secretária de Agricultura de Mauriti, Aparecida Bernardo, fez, esta semana, um balanço das ações de impacto para população que já foram implantadas na pasta desde o inicio do ano.
Para a secretária, mesmo com apenas seis meses de gestão, já é possível observar resultados extremamente positivos. Para isso, segundo Aparecida Bernardo, foi imprescindível para o resultado favorável das ações, parcerias do governo municipal com os governos estadual e federal.

Inicialmente, a Secretária falou sobre o momento crítico em que o município, assim como outras cidades do Nordeste, está passado por conta da maior seca dos últimos 55 anos, e que tem castigado o homem do campo. “É um momento difícil para o agricultor. A longa estiagem está causando danos sérios à qualidade de vida de quem vive na zona rural, mas assim como venho dizendo durante nossas reuniões, temos que estar preparados sempre, pois esta é a realidade de nossa região, temos que aprender a viver com ela”. 

Aparecida Bernardo comentou que apesar do pouco tempo a frente da pasta a sua equipe vem trabalhando ao longo desses seis meses para implantar uma agricultura forte no município de Mauriti e destacou alguns projetos que já foram desenvolvidos depois que ela assumiu a secretaria. Como exemplo do trabalho sério que a atual administração vem desenvolvendo nessa área a secretária destaca a perfuração de um poço profundo para abastecer a comunidade do Sitio Gomes que sofria com a falta de água. “Essa comunidade já vinha sofrendo com a falta de água há algum tempo e o prefeito Evanildo Simão deu prioridade em atender a solicitação dos moradores e conseguimos perfurar esse poço com recurso próprio do município” frisou a secretária.

Segundo o prefeito Evanildo Simão outra ação de extrema relevância para o município a construção de projetos produtivos nas comunidades do Distrito de São Felix, Olho D água, Comunidade de Mucambo, e Palestina, bem como o projeto de Peixamento dos açudes públicos e privados do município. “Estamos trabalhando também com um projeto de criação de peixes em tanque escavado em parceria com Ministério da Pesca e o município receberá investimentos de um milhão e quatrocentos mil para a aquisição de maquinas, escavação dos tanques e assistência técnica” comentou Evanildo Simão.

Outro ponto de grande destaque da secretaria é o trabalho que vem sendo desenvolvido na busca por abastecimento de água, para isso o governo municipal em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA estão trabalhando o Projeto São José III e do inicio do ano até agora já conseguiu liberar sete projeto de abastecimento de água e quatro projetos produtivos. “Essa parceria com a SDA também nos ajudou a conseguir 300 kits de irrigação para a agricultura familiar. É importante também ressaltar a construção de noventa e três cisternas subterrâneas que estão em andamento no município” disse Aparecida Bernardo.

De acordo com a secretária é importante ressaltar também as parcerias e os programas que a pasta vem desenvolvendo como no Bolsa Estiagem atendendo 4.211 produtores beneficiados, no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos onde a secretaria vem trabalhando no acompanhamento e na assistência técnica aos produtores, a parceria com o MDA na gestão do Garantia Safra que vem beneficiando mais de 4 mil agricultores. Ainda segundo a secretária outra parceria importante é com o Exercito Brasileiro que está trabalhando a Operação Carro Pipa e o município possui duas rotas que vem atendendo 36 comunidades desde o inicio do ano, a parceria com o MDS na gestão do programa de construção de 1000 Cisternas de Placas e no Programa Brasil sem Miséria onde 240 famílias são atendidas em parceria com o Governo Federal através da Ematerce e ainda o programa de aquisição de milho para ração animal em parceria com a CONAB que distribui quatrocentas toneladas por mês.

Por – Raquel Linhares

Atualizado em 30/08/2013 às 17:27

0 comentários:

Postar um comentário